depilação a laser

Depilação a laser: Outono-inverno é a melhor época do ano para realizá-la!

O outono / inverno é a melhor época do ano para fazer procedimentos estéticos na pele, entre eles, a depilação a laser, procedimento que elimina os pelos pela energia da luz, que é captada pela melanina. Sendo assim, a energia retarda a capacidade do folículo produzir um novo fio.

A maioria das pessoas precisa, em média, de 5 a 10 sessões para eliminar definitivamente os pelos (causando atrofia do folículo piloso), com um intervalo de 30  dias. Tudo depende da espessura do fio, coloração e cor da pele! 

Por que o outono-inverno?

As estações mais frias do ano, com suas baixas temperaturas, fazem com que as pessoas usem mais roupas, tampem o corpo, fazendo com que a pele fique menos exposta aos raios solares. A pele sem bronzeamento é ideal para a aplicação do laser, uma vez que, o alvo do laser para atingir o pelo é a melanina, sendo assim quanto maior o contraste  entre a cor da pele e a dos pelos, mais efetiva a sessão e menor a chance de queimadura. 

É importante ressaltar que, ao fazer depilação a laser, a pessoa não pode se expor ao sol por, no mínimo, quatro semanas antes do procedimento e um mês depois, usando diariamente protetor solar fator 30 ou mais. Esse é um grande motivo do aumento de 60% da procura por essa categoria de depilação.

Como o procedimento necessita de, aproximadamente, 5 a 10 sessões, em um intervalo médio entre de, no mínimo 30 dias, se a pessoa começar o tratamento no inverno, a depilação será finalizada no verão, época ideal para mostrar os corpos sem pelos.

Durante o tratamento não devem ser utilizados métodos que extraiam os pelos inteiros, desde a raiz, como cera, pinça e depilador elétrico. O uso de produtos descolorantes também deve ser suspenso. Como utilizamos mais roupas no inverno, essa é uma vantagem por poder esconde-los e deixa- los o crescer naturalmente para a próxima sessão, sem causar constrangimentos. O recomendado é raspar no dia anterior ao laser para que esse fique rente a pele.

Olhando os benefícios por outro ângulo, a pele lisinha, causada pela depilação, favorece a absorção de cremes hidratantes, sendo que a pele resseca bastante no inverno. Detalhe importante: o uso de alguns cremes e óleos deve ser evitado nas primeiras 24 horas pós procedimento.

Mas, só pode fazer nas estações mais frias?

Este período do ano é mais propício para fazer o procedimento, mas você também pode realizar a depilação a laser no verão e na primavera, já que a única restrição é o cuidado com o sol e não fazer o bronzeamento 15 dias antes da retirada dos pelos.

Lembre-se que é a depilação a laser é um processo gradativo, que demora algum tempo, então, independentemente da estação em que optar iniciar, é sempre importante fazer o preventivo e tomar os devidos cuidados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Araraquara!

Comentários

Posted by Dra. Mariana Dubrull