flacidez

Flacidez: porque surge e como tratar

A flacidez de pele incomoda muitas mulheres devido ao aspecto que costuma causar de frouxidão e moleza. Mais do que um efeito da gravidade, a condição pode estar ligada à inúmeros fatores. É possível tratá-la com alguns procedimentos estéticos que prometem devolver a firmeza para a pele em poucas sessões.

Causas da flacidez

A frouxidão da pele é causada por diversos fatores. Ao contrário da flacidez muscular, que surge, principalmente, devido ao sedentarismo, a flacidez de pele é multifatorial e é causada pelo amolecimento do tecido.

As causas mais comuns são:

  • gravidez
  • efeito sanfona
  • envelhecimento natural da pele (costuma ocorrer a partir dos 30 anos, em geral)
  • excesso de exposição ao sol

Tratamentos

A dermatologia está muito avançada no que diz respeito a tratamentos para combater a flacidez na pele. Existem inúmeras opções que devem ser avaliadas com o seu médico para que ele indique a que terá melhor resultados para você.

Conheça algumas opções:

  • radiofrequência fracionada: esse método provoca a contração do colágeno na pele através do aquecimento da pele e do músculo a uma temperatura de 41ºC. A elevação de temperatura faz com que aumente a produção de colágeno e de elastina, o que tem como resultado mais firmeza e sustentação para a pele. Os resultados são progressivos e podem ser observados logo após a primeira sessão. Quanto mais sessões, melhores os resultados.
  • carboxiterapia: consiste na aplicação de CO2 visando estimular a oxigenação e a expulsão de toxinas da pele, o que permite que a pele ganhe um aspecto mais firme e viscoso.
  • peeling químico: quando a flacidez ocorre no rosto, é possível tratá-la por meio deste método. A técnica consiste na aplicação de produtos químicos na face para que ela descame e volte a nascer mais forte e resistente.
  • mesoterapia: é realizada através de pequenas injeções de substâncias que tem efeito rejuvenescedor, tais como ácido hialurônico, silício orgânico e as vitaminas A, B, C, E e K. Pode ser feita nas regiões da face e do pescoço.
  • microagulhamento: esse é método é realizado com ajuda de um pequeno rolo dotado de micro agulhas. O equipamento é deslizado sobre a pele para fazer pequenos furinhos na derme, o que estimulará a produção de uma nova camada de pele mais saudável e rejuvenescida.
  • luz pulsada: técnica realizada com apoio de um equipamento que emite luz e calor em determinada frequência, estimulando a renovação do colágeno e, consequentemente, a melhoria da textura da pele e a eliminação da flacidez.
  •  Sculptra:  É um bioestimulador, ou seja, ele causa um aumento da produção de colágeno pelas células da pele. O colágeno formado é o responsável pelo preenchimento corporal, firmeza e sustentação. Indicado para flacidez de interno de braços, interno de coxas, glúteos e abdômen após emagrecimento ou flacidez após a gravidez.
  • Laser Fracionado: Este tipo de tratamento gera múltiplos pontos microscópicos extremamente aquecidos na pele, cercados por ilhas de tecido não tratado. Desta forma, a reepitelização com produção de colágeno.

Como você pode perceber, não faltam tratamentos para tratar a flacidez. Por isso, caso você tenha algum incômodo estético causado por esse problema, procure um dermatologista e faça uma avaliação personalizada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  dermatologista em Araraquara!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp