psoríase

Como evitar crises de psoríase

A psoríase é uma enfermidade crônica inflamatória que afeta muitas pessoas. São cerca de 190 milhões de indivíduos no mundo que sofrem com o problema, que atinge a pele, couro cabeludo, unhas e mucosas.

Ainda não se sabe exatamente como ela é causada, mas que é possível, por meio de algumas medidas, impedir que se agrave, e também que ela reapareça. Vale lembrar que a doença não é contagiosa!

Quer saber como? Confira nos tópicos abaixo como evitar as crises dessa doença dermatológica e deixe o incômodo de lado.

Use a hidratação ao seu favor

Quem apresenta a doença, deve manter a pele sempre hidratada. Isto é, utilizar os cremes corporais várias vezes ao dia, passando principalmente nos locais em que costumam aparecer as lesões. É recomendável que o hidratante não tenham um cheiro muito forte para evitar alergias.

Produtos que tenham em sua composição ureia em altas concentrações podem gerar ardência e maior sensibilidade na pele. Portanto, atente-se às especificações!

Tenha cuidado com o sol

A exposição excessiva ao sol não faz bem para a pele de ninguém, e para não ter uma crise de psoríase, o recomendado evitar exposição em altas temperaturas, pois isso pode gerar um novo surto da doença.

Aconselha-se que o paciente permaneça pouco tempo ao sol, cerca de 10 minutos, em horários específicos, como antes das 10h e após as 16h. A indicação irá variar de cidade para cidade, já que algumas apresentam altas temperaturas mesmo antes e depois dos horários citados, e estações do ano, em que o cuidado deve ser ainda maior durante o verão.

Controle as emoções

Estresse não faz bem a ninguém e isso não é diferente para pessoas com psoríase. Sempre que possível, tente manter a calma e evite ter conflitos dentro de casa, no trabalho, e demais lugares. Emoções afloradas não favorecem o quadro da doença. Manter o bom humor ajuda a evitar uma crise.

Faça exercícios físicos

Exercícios físicos são uma ótima alternativa para que a crise não apareça. Além de prevenir uma série de doenças, eles ainda ajudam na autoestima, que é um fator fundamental no agravamento da psoríase.

É importante praticar um exercício que você se identifique, pode ser um esporte, ou mesmo musculação, corrida, o que for de sua preferência. Lembrando que isso sempre deverá ser feito com o acompanhamento de nutricionista e profissional de Educação Física.

Não beba e não fume

As bebidas alcoólicas, bem como o tabaco, são prejudiciais para a saúde e acarretam em várias doenças, que já estamos acostumados a ouvir. Os pacientes com a doença de pele devem evitar seu uso, pois isso pode agravar o quadro.

Como apresentado, a crise da psoríase pode ser evitada com algumas ações no dia a dia, sem enormes dificuldades. Qualquer dúvida, sempre consulte um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Araraquara!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp