dermatite

Dermatites: o que são e quais seus principais tipos?

Doença de pele com cunho inflamatório, a dermatite normalmente se manifesta com vermelhidão, coceira excessiva, descamação ou bolhas. Vale apontar que o problema, também conhecido como “eczema”, se apresenta em diferentes tipos e conta com variadas causas, afetando desde bebês a adultos. O contato com alguma substância que provoque reação alérgica, o efeito colateral de medicamentos, pele muito seca, genética, estresse emocional, má circulação… a origem da inflamação deve ser investigada para que se inicie o tratamento mais adequado. 

Para esclarecer suas dúvidas, reunimos informações importantes sobre os principais tipo de dermatite neste artigo. Confira!

Tipos de Dermatite

Embora possam se apresentar com os mesmos sintomas, as dermatites são classificadas de diferentes maneiras e devem ser tratadas de acordo com suas características, por vezes nem necessitando de medicamentos. Conheça os principais tipos:

Dermatite de contato

Esse tipo é dividido em dois: dermatite irritativa e dermatite alérgica, segundo a classificação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A primeira é a mais comum e ocorre devido ao contato da pele com uma substância irritante, a exemplo de produtos químicos como ácidos, sabonetes, detergentes, etc.

Por sua vez, a dermatite alérgica acontece quando o indivíduo tem predisposição para “rejeitar” a substância com a qual entrou em contato, ou seja, é sensível a ela. Existem, por exemplo, pessoas sensíveis a metais (como níquel) ou a fragrâncias utilizadas em perfumes, embora não se tratem de substâncias necessariamente tidas como irritantes.

Dermatite atópica 

Esse tipo se manifesta normalmente nas dobras do corpo de bebês, contudo não está limitado a eles, podendo  surgir também em adultos. É uma das dermatites mais comuns e tem caráter crônico, provocando o aparecimento de lesões avermelhadas e crostas (por vezes úmidas). 

Dermatite herpetiforme

Desencadeada em indivíduos que têm intolerância a glúten, a dermatite herpetiforme se apresenta na forma de bolhas bastante doloridas.  

Dermatite seborreica

Acontece em regiões específicas do corpo como cabeça, sobrancelha, couro cabeludo e nariz. A dermatite seborreica é crônica e causa vermelhidão e intensa descamação da pele, conhecida como caspa. Normalmente, o problema apresenta períodos de melhora, mas é importante que o indivíduo afetado fique sempre atento.

Dermatite esfoliativa

Esse tipo de dermatite promove descamação e vermelhidão em uma grande área do corpo (como coxas e peito). Com o tratamento e acompanhamento dermatológicos adequados, entretanto, é possível curar o problema. 

Dermatite numular

Atingindo principalmente pessoas de idade mais avançada, a dermatite numular e é caracterizada pelo surgimento de manchas arredondadas.

Como mencionamos, as  causas da dermatite são as mais diversas, mas indivíduos com predisposição genética são o foco da sua manifestação. Como o problema pode ocasionar um grande impacto no dia a dia das pessoas afetadas, é fundamental procurar o apoio e as orientações de um dermatologista! 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  dermatologista em São Paulo e Araraquara!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp