tipos de pele

Você sabe qual é o seu tipo de pele?

Ao andar entre os corredores de uma farmácia ou de uma loja de cosméticos, é comum nos depararmos com rótulos direcionados a determinados tipos de pele. Existem uma infinidade de dermocosméticos que agem especificamente em um deles. Por isso, para cuidar bem do seu corpo é preciso saber qual é o seu tipo de pele.

Antes de diferenciarmos os tipos de pele, comece fazendo uma análise do seu corpo. Em frente ao espelho, observe características como oleosidade ou ressecamento, brilho da pele e estado em que ela se encontra. Observe, principalmente, como esses pontos se delineiam na chamada zona T (formada pela testa, queixo e nariz)

Depois dessa análise, explicaremos como identificar o seu tipo de pele.

Tipos de pele

Existem quatro tipos distintos de pele. Cada um merece um tipo de cuidado especial. Saiba mais sobre eles:

Pele normal

É o sonho de muitos homens e mulheres. Trata-se da pele saudável, onde umidade e oleosidade estão sempre equilibradas na chamada zona T. Tem transparência e frescor uniformes, com textura suave e agradável. Não apresenta manchas e tem poros finos ou imperceptíveis. Apresenta boa circulação sanguínea.

Pele seca

Acomete mais as mulheres que os homens. Trata-se da pele incapaz de reter a água para hidratação da região, o que normalmente é causado pela baixa produção de lipídios – essencial para construir uma barreira protetora contra as interferências externas. Costumam a apresentar descamação completa ou parcial, aspereza, manchas, envelhecimento precoce, rigidez e coceira. Em partes do corpo como mãos e pés, podem provocar o aparecimento de calos e rachaduras.

Pele oleosa

É justamente o oposto da pele seca. Nestes casos, há produção excessiva de sebo, o que faz com que a pele adquira um aspecto brilhoso e “engordurado”. Neste tipo, os poros são visíveis e dilatados. Há uma sensação de “pele grossa”. Pode ser causada por problemas hormonais, heranças genéticas, estresse e uso de determinados medicamentos.

Pele mista

Como o próprio nome já diz, mescla características da pele oleosa e da pele seca. A variação ocorre entre a zona T e as bochechas. Enquanto a primeira é notadamente oleosa, a segunda é ressecada e sem viço. É comum notar a presença de espinhas e cravos nas pessoas com pele mista.

Se mesmo depois de ler esse artigo, você continuar em dúvida sobre o seu tipo de pele, recomendamos que você consulte o seu dermatologista para fazer uma avaliação individualizada.

Compreender o seu tipo de pele é fundamental para saber como cuidar da melhor forma dela e evitar doenças e prejuízos a sua autoestima. A pele é uma importante barreira para prevenir a entrada de agentes externos no corpo. Cuide bem dela!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Araraquara!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp