Verruga

Verruga – Sintomas, causas e tratamento

As verrugas nada mais são do que resultados do crescimento na pele que podem variar tanto em relação ao formato como tamanho. Elas são causadas por vírus, possuem diferentes superfícies e/ou texturas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, Na maioria dos casos, não oferecem grandes riscos ao paciente.

Dificilmente as verrugas causam dor. Elas possuem tratamento, mas em determinados casos, podem até desaparecer por conta própria.

A seguir, confira quais são os principais tipos de verruga, seus sintomas, causas e tratamentos.

Tipos de verrugas

A verruga pode ser:

  • Genital: afeta os órgãos genitais, ânus ou até mesmo órgãos internos (como o útero, por exemplo). Geralmente são associadas a DSTs e merecem atenção especial, uma vez que podem ser precursoras do câncer;
  • Plantar: similar a um olho de peixe, ela é acinzentada e áspera. Geralmente, aparece nas plantas/solas do pé;
  • Periungueal: são as que crescem nos arredores das unhas;
  • Vulgar: são as mais populares, aprecem principalmente em joelhos, mãos, dedos e cotovelos;
  • Filiforme: são finas; comuns em pessoas com baixa imunidade, como idosos;
  • Subungual: são parecidas com as comuns, porém, crescem apenas na parte de baixo das unhas;
  • Plana: são amareladas e achatadas, geralmente múltiplas.

Sintomas das verrugas

O principal sintoma da verruga é o crescimento, em um ou mais lugares do corpo, de uma superfície áspera. Elas podem ter o formato ovular ou arredondado.

Quando apalpadas, podem causar dor na região áspera. Podem ser lisas ou achatadas. Geralmente, possuem um tom mais escuro do que o restante da pele.

Causas e tratamentos

A verruga é causada pelo HPV – papiloma vírus humano. Quando há a presença do vírus no organismo do indivíduo, que infecta a pele em sua camada mais superior, as verrugas podem aparecer.

Não à toa, elas geralmente surgem em locais onde o indivíduo possui cortes ou lesões (que também podem ser gerados pela depilação) e podem ser transmitidas apenas pelo toque e até mesmo em piscinas, academias, clubes e praias.

O tratamento para a condição vai depender de qual tipo de verruga o indivíduo está infectado. A idade e o local da infecção também são levadas em consideração.

Na maioria dos casos, o tratamento é realizado por meio da aplicação de um ácido na região, que vai queimando a verruga (em algumas sessões) até que ela desapareça por completo. Eletrocauterização, raspagem e lasers (como o laser ablativo) também são métodos comuns, que podem ou não estar associados.

Agora você já conhece mais sobre as verrugas, bem como seus sintomas, causas e tratamentos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Araraquara!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp